02 julho 2007

A GEBALIS uma vez mais.

Ruben de Carvalho defendeu há dias uma "inspecção global" à GEBALIS. Durante meses teve opinião diferente...

A empresa que faz a gestão da chamada habitação social em Lisboa foi motivo de grande controvérsia durante o mandato autárquico agora interrompido. Como em outras áreas da gestão da cidade, também a GEBALIS ficou sob suspeição. Como em outras áreas, o vereador responsável de então decidiu efectuar uma análise profunda à sua gestão e enviou o respectivo relatório para o Tribunal de Contas e para a Inspecção Geral da Administração do Território e a auditoria interna da CML procedeu também à respectiva auditoria.

Até aqui tudo seria normal. "Normal" se não fosse inédito em tantos anos de administração autárquica o recurso a todas as formas adequadas para o esclarecimento de quaisquer dúvidas sobre o funcionamento de serviços ou entidades na esfera camarária. "Normal" se não fosse absolutamente inédito o clima de permanente suspeição sobre a câmara, os seus responsáveis e os seus actos que muitos foram alimentando e que contribuiu decisivamente para a interrupção do mandato.

E também seria normal que todos, repito: todos, apoiassem esta decisão. Seria normal que todos os vereadores defendessem o total esclarecimento sobre a gestão da GEBALIS, especialmente quando esse esclarecimento foi solicitado a organismos independentes e vocacionados para este tipo de "inspecções". Mas não. Toda a oposição criticou esta solicitação de esclarecimento sobre a empresa. E também Ruben de Carvalho criticou.

Ruben de Carvalho foi um dos mais destacados e permanentes críticos a esta decisão de proceder ao cabal esclarecimento sobre o funcionamento da GEBALIS. Agora vem pedir uma "inspecção"... Pena que tenha mudado de opinião agora... Em momento tão oportuno...